terça-feira, 22 de abril de 2008

Outros pontos de interesse

CALVÁRIO
O calvário é o natural solo de granito, escavado, rude e cenográfico, como pedida o destino que se lhe deu. Há três cruzes ascendente, sendo as primeiras simples e a terceira com o pedestal decorado de espessos losangos e as faces da cruz em almofados corridos. Todas setas cruzes provêm duma mesma época, a primeira metade do séc.XVIII; a diferença de tratamento provirá somente ou da sua situação na via-crucis ou, principalmente das posses das pessoas que custearam cada uma, como era de hábito ao tempo fazer.
Rematam, no alto do rochedo, já não por cruzes de grandes braços como são as anteriores, mas por três cruzeiros, de pedestal, coluna e de pequena cruz; os pedestais são rudes paralelepípedos, fortemente chanfrados na parte superior; as hastes octogonais mantêm uma reserva quadrada no alto e em baixo, rudemente moldurada a fazer de base e de imposta; falta a cruz à do meio, é nova a da esquerda a imitar a da direita que não é a primitiva, a qual seria menor; a haste do cruzeiro central possuía maior altura. Um letreiro no pedestal desta mesma indica a data: ANO / 1627. O seu aspecto, se não fora esta indicação, faria recuar o conjunto alguns anos.
Completa o Calvário um rude púlpito, circular, isolado, do ano de 1643.
Vê-se, pois, o desenvolvimento das peças actuais: as três cruzes altas, do começo do segundo quartel do séc. XVIII, o púlpito do fim do mesmo, as cruzes mais típicas do percurso geral renovadas na primeira metade setecentista.
A data mais antiga é valiosa para a cronologia desta devoção pois que o seu grande desenvolvimento incidiu nos fins do séc. XVIII, entre nós pela pregação do varatojano Fr. António da Cruz.Se tiveram o cuidado de conservar a rudez do sítio, deram certo arranjo lateral de modo a facilitar o acesso à parte alta; da direita, escada com patamares irregularmente dispostos, ao sabor do terreno, notando-se pela esquerda restos de alguns degraus e de breve patamar.

Casa dos Malafaias
Casa dos Malafaias, conhecida por "Casa Grande", situada na antiga Rua D'Arca. É um belo edifício particular, com capela anexa. Foi construído no século XVIII.


RESIDÊNCIA DOS PADRES, ANTIGO HOSPITAL HOJE BIBLIOTECA MUNICIPAL
O Antigo Hospital, hoje Biblioteca Municipal. Era a residência dos padres confessores das freiras do Mosteiro.
Pombal









Sem comentários: